terça-feira, 15 de setembro de 2015
Projeto Liderança
COLÉGIO ESTADUAL LAURO FARANI PEDREIRA DE FREITAS
SÉRIES 1ª, 2ª, 3º Ano 2015 Duração: 3 meses - abril a novembro
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS; Sociologia, História, Filosofia Lingua Portuguesa.
PROFESSORES:Cremilda Ribeiro Passos, Vânia Carla Almeida, Claudia Martins., Claudia Farias,Érica Aragão e Tânia Menezes, Ailton Bastos e Rosangela Maia
Empreendimento:registro documental das atas de eleição , produção de textos, resultado de pesquisas..
Textos : Por que quem é guiado segue quem os guia? ( artigo: Vânia Cralas Morais)
O sentido da liderança ( Artur m. Schlsmiser Jr.), Carisma e atração ao alcance de todos-( revista veja). Textos do PACTO/SEC.
Vídeos: A fuga das galinhas, Ganhdi, Serafina, Diários de motocicleta.
Outras leituras ocorrerão na biblioteca com bibliografia recomendada
Diretora: Eunice Souza Nunes
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Simone Aragão de Souza
PROJETO LIDERANÇA
Justificativa
É comum a sociedade tratar os jovens como alienados considerando-os medíocres e sem propósitos. Entretanto acreditamos que os nosso jovens são inteligentes, criativos e generosos, basta que apontemos caminhos para que estes possam refletir e encontrar ideais para os quais possam dedicar suas vidas.
Nesse sentido, pensamos ao elaborarmos esse projeto proporcionar um passeio pela história através da vida de grandes líderes de forma que nossos alunos encontrem referências que possam nortear suas ações na escola e na sociedade e, sobretudo perceber a importância de um líder para os grupos sociais e em especial na escola, visto que uma liderança positiva contribui para o bom desempenho da Unidade Escolar.
Este projeto teve seu inicio em 2006 e este ano de 2015, reestruturado com sugestões do PACTO PELA EDUCAÇÃO, refirma nossa crença no protagonismo juvenil.
Vale ressaltar que, sendo leitura e escrita um compromisso de todas áreas, este Projeto tem como produto final pesquisa , atas das eleições e vídeos.
COLÉGIO ESTADUAL LAURO FARANI PEDREIRA DE FREITAS
SÉRIES 1 º, 2º, 3º 4 º EJA e AGRO Ano 2015
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS; Sociologia, História,Filosofia, Lingua Portuguesa, Artes.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Simone Aragão de Souza
PROJETO LIDERANÇA
OBJETIVOS:
• Desenvolver ações que fomentem a reflexão e construção do conceito de liderança;
• Aplicar o conceito de liderança no espaço escolar;
• Resgatar valores como: cooperação, solidariedade, espírito de equipe, autonomia, coletividade, democracia;
• Refletir a cerca da dicotomia democracia e autoritarismo, enfatizando a cidadania como pressuposto de democracia;
• Subsidiar a formação do Grêmio estudantil;
• Garantir a leitura e a escrita como prática social.
• Promover o protagonismo juvenil.
CONTEÚDO:
• Liderança;
• Tipos de líderes
• Valores ( cooperação, solidariedade, cuidado como patrimônio)
• Democracia x Autoritarismo
• Cidadania
• Ética;
METODOLOGIA:
• Para que se alcancem os objetivos pretendidos, adotaremos uma metodologia onde as disciplinas que integram esse projeto possam dialogar de forma que possibilite ao aluno a construção dos saberes necessários para a construção dos conceitos que embasam a formação de cidadãos. Utilizaremos como recursos:
1. Leitura de textos; Projeção de filmes que abordem a trajetória de grandes líderes mundiais e nacionais (Gandhi, Sarafina, diários de uma Motocicleta, Fuga das Galinhas, Dinossauro);
2. Análise desses filmes fazendo uma viagem pela história e refletindo seus contextos;
3. Leitura de textos ; e as orientações da SEC/PACTO
4. Filme a “onda” discutir o poder de uma liderança. Seja ela qual for.
5. Promoção de debates sobre o papel dos líderes;
6. Realização de eleições para líderes de classe;
7. Realização de jogos e dinâmicas que desenvolvam a liderança;
8. Aplicação de questionário de pesquisa de opinião na escola em que o aluno aponte soluções para os problemas identificados na escola
9. Realização de pesquisa bibliográfica e biográfica;
10. Promoção de palestra abordando temas como: movimento estudantil e democracia;
11. Produção de texto com autoria, resumos dos textos lidos, pesquisa, ata de eleição, panfletos, cartazes.
RECURSOS UTLIZADOS:
• Orientações da SEC/PACTO, Livros, revistas, jornais, internet para pesquisa e acesso ao Blog do Lauro, retro-projetor, computador, scanner e impressora, TV , vídeo e DVD, máquina fotográfica.
ESENVOLVIMENTO:
Etapa I
• Proposição do Projeto;
• Discussão com os professores sobre os conteúdos, textos e pertinência dos líderes mundiais a serem pesquisados;
• Análise dos filmes, estratégias e tempo destinado a realização do projeto;
• Reelaboração do Projeto.
Etapa II
• Sensibilização com dinâmicas para discutir capacidade do líder de fazer escolhas (caixa registradora, boca de forno)
• Leitura dos textos (Porque quem é guiado segue quem os guia?por Vânia Almeida, Bolívar, o libertador por Thomas Rourke, Boca de Forno por Rubem Alves); O papel do líder de classe, perfil e funções ( SEC/PACTO).
• Discussão e produção de textos;
• Vídeo com roteiro para análise e discussão (Fuga das Galinhas, dinossauros)
• Cine Fórum com os vídeos:: Gandhi, Sarafina, Diário de Motocicleta (debates com convidados );
• Pesquisa biográfica; Jesus Cristo, Gandhi, Mandela, Che Guevara, Simon Bolívar, Zumbi dos Palmares, Antonio conselheiro, Chico Mendes (material após analisados ficará a disposição dos outros alunos na Biblioteca da escola);
• Produção e exposição de cartazes e apresentação de seminários nas salas de aula;
Etapa III
• Eleição dos líderes de classe;
• Registro documental (ata e fotos);
• Publicação do evento (fatos e fotos) no Blog da Escola
AVALIAÇÃO:
Acompanhamento do planejamento das ações do Projeto e análise das mudanças ocorridas durante e após a execução do mesmo e acompanhamento do plano de ação dos líderes cumprindo cronograma
REFERÊNCIAS
SOUZA, Regina Magalhães. O discurso do protagonismo Juvenil. Tese doutorado Sociologia. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. São Paulo, 2006.
MORAES, Vânia Carla. Por que quem é guiado segue quem os guia? ( artigo:
SEC/PACTO. O papel do líder de classe, perfil e funções. Salvador, 2014.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário